PORTES GRÁTIS Estamos em Lua de Mel! Aproveita até 5/11/2018. Até já!

Gemeines Holz

e a fascinação pela Natureza

Gemeines Holz é um projecto de artesanato em madeira baseado em Estugarda, Alemanha, apaixonado pela diversidade das florestas europeias!

A sua criadora Paulina Kondraskov é bióloga de formação e de coração também: Paulina vibra com os detalhes que reconhece na Natureza que a rodeia e quer transmitir essa paixão com as suas peças!

Gemeines Holz - Paulina kondraskov

Deixou as quatro paredes do museu onde trabalhava e dedicou-se a esculpir peças maioritariamente utilitárias com a madeira que recolhe nos seus trilhos. 

Gemeines Holz peças

 

Tudo começou com a frustração que Paulina sentia quando reparava que a maior parte das peças que via à venda eram em madeira de oliveira. 

Como a botânica que é adora biodiversidade e sabe que a Europa Central tinha muito mais para oferecer, decidiu mudar o paradigma!

Nos trilhos que percorre como guia nas florestas europeias foi começando a recolher madeira que estava caída e a esculpir novas peças!

 

Gemeines Holz

 

A primeira vez que esculpiu foi em 2015, quando estava num acampamento junto ao lago Baikal na Rússia com um grupo de 35 pessoas (!).

Todas as noites acendiam uma fogueira e sentavam-se à volta a contar histórias e a conversar. Numa dessas noites pegou no seu canivete e começou a esculpir subconscientemente: descobriu que esculpir lhe permitia evadir do ruído onde estava, ao mesmo tempo que estava com o grupo. Essa viagem chegou ao fim mas o bichinho já tinha sido acordado!

GemeinesHolz

 

Gemeines Holz

Chegada à Alemanha, comprou a sua primeira faca de gancho para fazer colheres e começou a inovar. Um ano depois vendeu o seu primeiro pendente para colar e foi em 2018 que decidiu dedicar-se exclusivamente à madeira!

Todo o processo foi de auto-aprendizagem, a ver muitos vídeos no Youtube e horas de tentativa-erro.

Inicialmente montou a oficina no seu quarto e vivia com as suas madeiras!

Gemeines Holz

Com o tempo foi crescendo a quantidade de ferramentas e material necessário e Paulina passou a trabalhar numa oficina partilhada.

A madeira é a minha paixão porque é o material ideal! Envelhece com o tempo mas mantém as suas características essenciais, é muito forte!

Quando vou a um museu e vejo peças centenárias em madeira ainda prontas a ser usadas e a carregar consigo uma parte da História Natural tenho ainda mais certeza que adoro o que faço!

Arrepio-me quando penso que daqui a 100 anos as minhas peças ainda vão estar no mesmo estado, já com patine mas fortes e a contar a História Natural do agora !

GemeinesHolz

 

GemeinesHolz

 

GemeinesHolz

GemeinesHolz

 

A Paulina partilhou connosco alguns dos momentos que a fazem adorar o que faz:

  • a excitação ao descobrir quão fácil de esculpir (ou não!) um novo tipo de madeira é ;

  • o odor a madeira recém cortada ;

  • a alegria de tirar aparas de madeira com uma faca muito afiada ;

  • e, claro, a profunda satisfação em olhar para um produto feito com as suas próprias mãos!

O projecto Gemeines Holz é baseado nos valores de sustentabilidade (Paulina nunca corta árvores especificamente para as suas peças, a madeira é sempre recolhida ou por vezes recebida de amigos e e vizinhos que conhecem o projecto!), originalidade (cada peça é diferente- a Paulina inspira-se na forma e no padrão de cada peça de madeira para decidir o design final) e biodiversidade (todas as madeiras devem ser respeitadas e valorizadas!). 

Cada peça sua vem acompanhada de um cartão informativo que indica que tipo de madeira foi usada, onde foi encontrada e quais as suas características! 

O nome Gemeines Holz é um trocadilho pois significa literalmente madeira má mas também madeira comum, em alemão. Madeira comum pois Paulina quer mostrar que qualquer madeira comum tem beleza nas suas peculiaridades e má pois algumas espécies o são para o escultor: quando começa a esculpir e descobre ramos laterais escondidos, uma densidade muito alta ou madeira com muita resina tem dias complicados! 

Estamos enamoradas deste projecto e queremos apoiar a diversidade e sustentabilidade que a Paulina transmite !