Otchipotchi
ou a simplicidade do singelo.
Este é um projecto que me é muito querido, por ser português e pela filosofia da sua autora: decidiu ir viver para o interior do país, para aproveitar as pequenas coisas da vida - céus grandes e tranquilos para respirar, o silêncio, o passar das estações nas flores e árvores, tempo, tanto tempo !
Paula Valentim inicialmente começou a frequentar aulas de cerâmica só como passatempo quando estudava em Londres, para fazer algo mais criativo, criar algo com as próprias mãos. De volta a Portugal, continuou a estudar cerâmica e abriu o seu estúdio em 2010.
Assim iniciou a Otchipotchi, cujo processo de criação tem uma característica muito especial : as peças Otchipotchi são criadas a partir de moldes feitos directamente a partir de elementos encontrados na natureza como pedras, ramos ou canas de bambu!
São criados moldes de gesso e as peças de porcelana são feitas directamente dos moldes. Cada uma tem o seu acabamento e cozem num forno especial para cerâmica.
Este é um processo longo de vários dias, um processo de carinho, nervoso miudinho e procura de detalhes delicioso!
Digam lá que não se sentiam inspiradas a criar num estúdio como este?
A Paula inspira-se na espontaneidade da natureza, na simplicidade de formas e na delicadeza da porcelana. Trazer um pouco da calma lá de fora para o nosso ninho.
A tradição da cerâmica é reinventada com linhas claras e suaves, muito japonesas com inspiração no wabi sabi - a beleza na imperfeição.
Todas as suas criações são feitas por encomenda à mão somente por si no estúdio. A Paula faz também a fotografia e envio de todas as peças (com a ajuda preciosa da gata Matilda!).
Não percas a oportunidade de apoiar a simplicidade, a vida tranquila e o respeito pela Natureza !
Todas as fotos são copyright de Paula Valentim