Storytiles

Humoristic art on tiles / Arte humorística em azulejos

A criadora destes azulejos inspiradores é a artista visual Marga van Oers que decidiu abraçar a artesania histórica holandesa e dar-lhe um toque pessoal.

storytiles marga

Foi depois de estudar Comunicação e Artes, quando trabalhava na loja de decoração Loods5, que Marga se apercebeu que o design e a arte já não eram distantes, estavam-se a aproximar e a gerar mais atenção.

Quando a sua avó lhe deu uma caixa cheia de azulejos antigos, fez-se um clique! Azulejos são na realidade pequenas obras de arte que alegram qualquer casa! Os azulejos de cerâmica são uma tradição em Delft, Holanda, já desde o século XVI.

Assim, decidiu dar asas ao seu lado criativo e criar azulejos que combinassem conceitos clássicos com elementos modernos contrastantes, mas a um preço acessível ao grande público. Algo que alegrasse a casa de quem as tem, que seja autêntico e artesanal! 

storytiles swatch

storytiles banco

storytiles cao

A sua cunhada foi a primeira pessoa a querer entrar no projecto já em 2013. Juntas lançaram uma campanha no site de crowdfunding holandês Voordekunst e assim conseguiram em apenas 15 dias arrecadar dinheiro suficiente para produzir a primeira série dos seus azulejos!

Fazem tudo as duas: Marga trata do design e produção e Judith, a cunhada, trata da administração e relações públicas. 

Antes de encontrar uma empresa para fazer as entregas por elas, Marga recorda-se de estar no chão do seu estúdio com amigas, rodeada de centenas de caixas de azulejos, a empacotar cada um individualmente e levá-los ao correio na sua bicicleta, cheia de azulejos no cesto!

Não era ideal mas é assim que se vai aprendendo, é tudo uma grande aventura quando se está a construir algo com o coração!

storytiles cima

storytiles

storytiles

Marga colecciona azulejos antigos do século XVI e XVII e faz colagens directamente nos azulejos, com colagens de revistas antigas. Estas são depois sublimadas nos azulejos. 

Com uma estética irrepreensível e um toque de humor, cria assim colagens emocionantes que te inspiram a imaginar a sua história!

Mesmo o nome da empresa, Storytiles, remete-nos à história por trás de cada azulejo: cada um tem uma história na sua forma original, e com as colagens, ganham novo significado!

Marga tenta criar uma interacção interessante entre objectos ou criaturas ou gerar uma emoção com cada azulejo, dar-lhes uma nova energia.

Quanto a mim, está a funcionar a 100 %!

Ora vejam se estes azulejos não vos fazem fantasiar ? 

storytiles pompomstorytiles vaso

storytiles caneca

Com base em Amesterdão, todos os azulejos são cozidos em fornos tradicionais holandeses a elevadas temperaturas, o que os torna resistentes ao calor e à água.

Marga trabalha também em colecções em madeira e ainda com artistas convidados, não percas as novidades!

Ilumina as paredes de tua casa com a Storytiles!